quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Diminua a ansiedade respirando.

(copiado de http://www.operacaometamorfose.com/)

Descobri, então, que o primeiro ataque da ansiedade acontece porque inibimos nossa respiração natural. O diafragma endurece e não conseguimos encher nossos pulmões de ar plenamente. Quando não temos oxigênio suficiente, o cérebro entende que isso é um sinal de perigo, o que perpetua o estado de ansiedade.

Para mim, o controle da respiração foi intuitivo. Existem muitas técnicas, que são úteis tanto em situações nas quais a pessoa já se encontra em estado de ansiedade crônica, como em situações preventivas onde a técnica busca impedir que se desenvolva um quadro de ansiedade mais grave.

Pesquisando sobre técnicas de respiração, descobri técnicas de autocontrole, técnicas provenientes da yoga, e todas são muito fáceis de se fazer.

Primeiro, vou explicar a que eu fazia. Que não vem de técnica alguma, era intuitiva. E, a seguir, colocarei as técnicas encontradas. Caso queiram experimentar, experimentem e escolham aquela com a qual se sintam melhor. Vale a pena respirar profundamente! O ar é de graça, e perdemos muito em “economiza-lo”.

Vocês já viram um bebê respirando? Ele não respira com “o peito”, respira com o diafragma, ou seja, o que “sobe e desce” com a respiração é a barriga… Então, a minha técnica é esta. Quando estava ansiosa, ou quando fico ansiosa, encho os pulmões contando até 5 (ou seja, inspiro em 5 porções), prendo contando até 3, e solto em mais 5 expirações. Faço isso 5 vezes. Pronto… a ansiedade se vai.

Outras técnicas:

YOGA (pranayama) [Prana significa respiração, vida, vitalidade, vento, energia ou força. Ayama significa comprimento, expansão, alongamento ou restrição]

Preste atenção enquanto inspira e expira, ouça o som do ar, sinta a pressão com a qual inspira e expira… Depois de alguns minutos nesta observação, no momento de expirar divida os pulmões em três partes e solte 1/3 do ar - espere 3 segundos - solte o outro 1/3, segue mais 3 segundos e solte finalmente o último 1/3. Faça isso umas 10 vezes e veja como se sente depois. Esse tipo de prática é muito indicada para quem costuma sofrer com excesso de ansiedade, mesmo sabendo que os motivos não justificariam esta ansiedade…

Mesmo sabendo que “não se manda nas emoções”, cada um pode, quando for necessário, modificar a sua respiração. Bastar pensar e querer. Em caso de ansiedade uma pessoa pode relaxar, suspirar devagar várias vezes, e assim dissolver 90% do estresse…

TREINO DE RESPIRAÇÃO PROFUNDA

A respiração correta é um dos passos para conseguir relaxar. Muitos de nós respiramos de maneira errada e ineficiente. Vamos descobrir como respiramos:

* Sente de forma confortável na cadeira.
* Feche os olhos.
* Coloque uma mão sobre a barriga e outra sobre o peito.
* Respire normalmente e observe se sua respiração é rápida ou lenta.
* Observe também qual mão sobe mais, a direita ou a esquerda.
* Abra os olhos. O que observou?

A respiração é superficial quando é dominante na parte superior do tórax. A respiração abdominal é mais completa, profunda e lenta. Também deve se gastar mais tempo soltando o ar do que o trazendo para dentro. Agora vamos tentar respirar corretamente:

1. Inspire lentamente pelas narinas, contando até 3.
2. Prenda a respiração também contando até 3.
3. Expire lentamente pela boca, contando até 6.
* Ao inspirar faça com que o ar passe pelo diafragma e encha o abdômen.
* Mantenha por 3 segundos inflado dessa maneira.
* Ao eliminar o ar, faça com que o abdômen vá se encolhendo cada vez mais, até que fique totalmente esvaziado.
Repita essa forma de respirar por 5 ou 6 vezes seguidas. Ela produzirá uma redução na ansiedade.
Treinar esse tipo de respiração, algumas vezes ao dia, ajuda a estar com pleno domínio da técnica em momentos ansiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário